O atendimento é ferramenta extremamente importante para saúde financeira do varejo. Porém, o primeiro passo para atrair o cliente é manter uma boa comunicação no ponto de venda (PDV), pois, apesar dos clientes estarem cada vez mais conectados à Internet, eles também prezam por um atendimento físico cada vez mais de qualidade. Ou seja: o momento é de transformação na loja física.

Mas, como conquistar novos clientes? Confira, a seguir, como aprimorar a comunicação e elevar a experiência de compra no PDV para obter mais sucesso nos negócios.

Impacte o cliente

merchandising deve ser pensado para chamar atenção imediata do consumidor, criando melhor visibilidade das marcas e produtos expostos no ponto físico. Apostar em ações sensoriais é uma excelente alternativa.

O sentido da visão é aguçado com cores e elementos estáticos ou em movimento – nesse caso, utilize displays com vídeos estratégicos. Promover degustações também é uma ótima maneira de ativar o sentido do paladar e assim atrair o cliente.

Aposte também em fragrâncias agradáveis no PDV. Dessa forma, pode-se criar uma lembrança da marca através do olfato.

Quer causar um impacto através da audição? Coloque então uma música ambiente que reforce e traduza as mensagens que a empresa quer passar.

Por fim, o tato pode ser explorado incentivando o consumidor a experimentar os produtos, criando assim um estímulo a mais para o cliente sentir-se seguro ao comprar o produto.

Estimule a compra

É preciso pensar na ambientação adequada ao PDV. A forma com que os produtos estão expostos, as informações pertinentes a eles e também prezar por uma iluminação adequada são peças-chave para uma ambientação de sucesso.

Para expor os produtos impecavelmente, vale investir em displays que agreguem valor aos produtos.

Já as chamadas temporárias, como o próprio nome indica, são aquelas que permitem realizar a comunicação sazonal. Assim, o destaque pode ser feito em algum ponto ou gôndola específica com materiais menos duráveis.

Melhore a exposição 

Uma maneira de estimular a compra é o chamado cross merchandising. O conceito, nada mais é, do que cruzar (cross) mercadorias com o objetivo de aumentar a rentabilidade da loja. 

Em outras palavras, ao pensar na exposição dos produtos, em alguns casos, vale utilizar estratégias como a colocação de produtos correlatos próximos. 

Acerte a comunicação no ponto de venda

Produtos e serviços estrategicamente ofertados ao cliente durante a permanência dele no PDV é bastante promissor para as vendas.

Uma tecnologia interessante e acessível são os beacons. Populares nos Estados Unidos e já inseridos em alguns estabelecimentos brasileiros, eles ‘conversam’ com os smartphones dos clientes através do bluetooth.

O dispositivo mostra os caminhos do consumidor dentro do PDV, e desta forma faz-se uma leitura desse consumidor e gera-se um histórico de sua relação com a marca.

Assim, é possível disparar cupons de ofertas, informações de produtos, vídeos e outras funcionalidades pensadas no que este cliente realmente se interessa

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